Creio e subscrevo aos Credos clássicos da Igreja cristã
elaboradas nos primórdios do Cristianismo como primeiras sistematizações
básicas da fé cristã. Não que sejam melhores ou que substituam a Bíblia enquanto
única e suficiente Palavra de Deus, mas por serem resumos fiéis de suas
narrativas e seus ensinos.
1. Credo Apostólico
Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra.
E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual
foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi
crucificado, morto e sepultado, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e
está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os
vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica
(universal), na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição
do corpo e na vida eterna. Amém.
2. Credo Niceno-Constantinopolitano
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da
terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de
Deus, gerado do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus
verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por
Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu
dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez
homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi
sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos
Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para
julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede
do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos
profetas. Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Confesso um só
batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida
do mundo vindouro. Amém.
3. Credo Atanásio
1. Todo aquele que quiser ser salvo, é necessário acima de
tudo, que sustente a fé universal. 2. A
qual, a menos que cada um preserve perfeita e inviolável, certamente perecerá
para sempre. 3. Mas a fé universal é esta, que adoremos um único Deus em Trindade,
e a Trindade em unidade. 4. Não confundindo as pessoas, nem dividindo a
substância. 5. Porque a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do
Espírito Santo outra. 6. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma
divindade, igual em glória e co-eterna majestade. 7. O que o Pai é, o mesmo é o
Filho, e o Espírito Santo. 8. O Pai é não criado, o Filho é não criado, o
Espírito Santo é não criado. 9. O Pai é ilimitado, o Filho é ilimitado, o
Espírito Santo é ilimitado. 10. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito
Santo é eterno. 11. Contudo, não há três eternos, mas um eterno. 12. Portanto
não há três (seres) não criados, nem três ilimitados, mas um não criado e um
ilimitado. 13. Do mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito
Santo é onipotente. 14. Contudo, não há três onipotentes, mas um só onipotente.
15. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. 16. Contudo,
não há três Deuses, mas um só Deus. 17. Portanto o Pai é Senhor, o Filho é
Senhor, e o Espírito Santo é Senhor. 18. Contudo, não há três Senhores, mas um
só Senhor. 19. Porque, assim como compelidos pela verdade cristã a confessar
cada pessoa separadamente como Deus e Senhor; assim também somos proibidos pela
religião universal de dizer que há três Deuses ou Senhores. 20. O Pai não foi
feito de ninguém, nem criado, nem gerado. 21. O Filho procede do Pai somente,
nem feito, nem criado, mas gerado. 22. O Espírito Santo procede do Pai e do
Filho, não feito, nem criado, nem gerado, mas procedente. 23. Portanto, há um
só Pai, não três Pais, um Filho, não três Filhos, um Espírito Santo, não três
Espíritos Santos. 24. E nessa Trindade nenhum é primeiro ou último, nenhum é
maior ou menor. 25. Mas todas as três pessoas co-eternas são co-iguais entre
si; de modo que em tudo o que foi dito acima, tanto a unidade em trindade, como
a trindade em unidade deve ser cultuada. 26. Logo, todo aquele que quiser ser
salvo deve pensar desse modo com relação à Trindade. 27. Mas também é
necessário para a salvação eterna, que se creia fielmente na encarnação do
nosso Senhor Jesus Cristo. 28. É, portanto, fé verdadeira, que creiamos e
confessemos que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem.
29. Ele é Deus eternamente gerado da substância do Pai; homem nascido no tempo
da substância da sua mãe. 30. Perfeito Deus, perfeito homem, subsistindo de uma
alma racional e carne humana. 31. Igual ao Pai com relação à sua divindade,
menor do que o Pai com relação à sua humanidade. 32. O qual, embora seja Deus e
homem, não é dois mas um só Cristo. 33. Mas um, não pela conversão da sua
divindade em carne, mas por sua divindade haver assumido sua humanidade. 34.
Um, não, de modo algum, pela confusão de substância, mas pela unidade de
pessoa. 35. Pois assim como uma alma racional e carne constituem um só homem,
assim Deus e homem constituem um só Cristo. 36. O qual sofreu por nossa
salvação, desceu ao Hades, ressuscitou dos mortos ao terceiro dia. 37. Ascendeu
ao céu, sentou à direita de Deus Pai onipotente, de onde virá para julgar os
vivos e os mortos. 38. Em cuja vinda, todo homem ressuscitará com seus corpos,
e prestarão conta de sua obras. 39. E aqueles que houverem feito o bem irão
para a vida eterna; aqueles que houverem feito o mal, para o fogo eterno. 40.
Esta é a fé Universal, a qual a não ser que um homem creia firmemente nela, não
pode ser salvo.
Sola Fide - Somente a Fé
Sola Scriptura - Somente a Escritura
Solus Christus – Somente Cristo
Sola Gratia – Somente a Graça
Soli Deo gloria – Somente a Deus a glória
Creio nos chamados 5 pontos do Calvinismo
Total
Depravation – Depravação Total
Unconditional Election – Eleição incondicional
Limited Atonement – Expiação Limitada
Irresistable
Grace – Graça Irresistível
Perseverance
of the Saints – Perseverança dos Santos
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"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona