11 de mai. de 2012

Heresias do Facebook 1

Uma coisa que me perturba é a quantidade de heresias e bobagens que as pessoas compartilham no Facebook. Muita gente acha a mensagem de alguma foto bonitinha e sai logo compartilhando, sem ao menos pensar se aquela frase de efeito é bíblica. Claro que não dá para tratar de todas as coisas que as pessoas jogam na famosa rede social, mas, de vez em quando, vejo algumas coisas que me chocam e, quando tiver algum tempo, vou tratar um pouco dessas que chamarei de Heresias do Facebook.
Atenção! A idéia da seção não é ridicularizar ninguém, mas nos alertar da necessidade de senso crítico quanto ao que publicamos. Não é porque uma frase é bonita ela seja também bíblica. 
A primeira, que na verdade está me motivando a começar essa sessão no blog, apesar de já ter pensado nisso por algum tempo, foi essa imagem:



Com o crescimento da teologia da prosperidade, no mundo e no Brasil, esse tipo de pensamento se tornou muito comum. Soa muito bonito, muito atrativo, mas tem um sério problema: não é bíblico. (Sei que também tem um sério problema teológico no que pessoas chamam de promessas, mas isso ficará para uma próxima já que o espaço aqui é limitado).

Vamos dar uma olhada em alguns textos bíblicos:

Acho que o texto mais básico é o de Hebreus 11

"E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados."  Hebreus 11:36-40

Mas tem diversos outros. 

Na saída do Éden, Deus promete que o descendente da  mulher feriria a cabeça da serpente, mas nem Adão nem Eva viram isso se cumprir

Abraão recebeu a promessa de Deus de que dele viria um povo que seria grande na terra que Deus lhe deu, mas ele mesmo, não viu nada disso. 

Moisés recebeu a promessa de levar o povo para a terra prometida, mas ele nunca entrou na mesma:

"Depois falou o SENHOR a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo: Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão. E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo. Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel
Deuteronômio 32:48-52

Davi teve a visão para a construção de um templo para o Senhor, mas não pôde construí-lo

"Então chamou a Salomão seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao SENHOR Deus de Israel. E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus. Porém, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim." 
1 Crônicas 22:6-8

Isaías tem maravilhosos capítulos sobre a volta de Israel do cativeiro babilônico, mas ele não o viu.

Jeremias também não viu o cumprimento das promessas que recebeu, lembre-se, por exemplo, do capítulo 29 de seu livro, um texto muito famoso. 

E assim poderia continuar com uma lista quase eterna de nomes bíblicos que receberam promessas mas que eles não viram se cumprir...

Eu não estou dizendo, entenda-me bem, que não possamos ver o cumprimento de promessas. O próprio texto de Hebreus fala que alguns alcançaram promessas:

"E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos." 
Hebreus 11:32-34 

Precisamos aprender o que a Bíblia realmente ensina antes de compartilharmos frases de efeito pois muitas destas não refletem em absolutamente nada a Verdade Bíblica.  




12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Tijs! Estas teologias que mais parecem auto-ajuda do que tudo. Há outro problema aqui: as promessas que os santos do AT testamento não alcançaram e que nós alcançamos é o Espírito, Seus frutos em nós e a vida de e em Cristo ("Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito." Gálatas 3:14). Então este povo quer mais o quê?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Acho que o que está faltando na vida da maioria dos evangélicos é leitura da Palavra. Muitos estão satisfeitos em apenas sentar no banco de uma igreja e escutar uma pregação. Precisamos nos alimentar da Palavra para discernir o que é bom e o que é ruim!

    ResponderExcluir
  4. Curto... só precisamos saber discerni-las se são realmente biblicas ou de Alto-Ajuda

    ResponderExcluir
  5. Você parece ser dos meus, te convido conhecer minha luta apologética:

    http://blog.teophilo.info/2012/05/ponto-para-os-ateus.html

    O Senhor seja contigo!!!

    ResponderExcluir
  6. Ótima tua percepção Brink. Já vi cada absurdo no Face que é uma lástima mesmo. O pior de tudo é que quando vç levanta o argumento, dizendo que aquela frase não tem fundamento Bíblico, todo mundo faz igual aos três macaquinhos, fecham olhos, boca e ouvidos, ninguém curte sua observação e continuam compartilhando a heresia. Ô tempos difíceis viu! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. De certa forma concordo. Porem, quando o Eterno prometeu que SARA teria um filho, ELA teve um filho.
    Há promessas e promessas. E de fato, quando o Eterno promete algo que VOCE vai viver, e se vc morrer sem que a promessa seja cumpridada das duas uma:
    - ou nao era promessa;
    - ou Deus é mentiroso e nao capaz de cumprir suas promessas.

    Por isso concordo e discordo de voce.
    Ha promessas, e promessas.

    ResponderExcluir
  8. Olá Malka,

    Obrigado pelo comentário. Concordo com você, e, claro, acredito plenamente que Deus cumpre as suas promessas. Até coloquei no final do texto outra parte do capítulo 11 de Hebreus, onde fala de alguns que "alcançaram promessas". A idéia que eu quis confrontar no pequeno e limitado texto é que a frase da imagem não faz sentido biblicamente, exatamente porque há promessas e promessas.

    Abraço

    Tijs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto!
    Publiquei no meu blog: http://www.webevangelista.com/2012/05/heresias-do-facebook-1.html
    (coloquei os créditos)

    ResponderExcluir
  11. SOLI DEO GLORIA! É bem verdade que tem um festival de besterol, no facebook teológico, porém vamos pensar que estamos na Índia, entre deuses e homens divinos. Precisamos conhecer melhor GANESH, como o senhor dos obstáculos. Hallelujah.

    ResponderExcluir
  12. Para prezarmos a excelência, o Amor, temos que, agora ou futuramente reservarmos algum lugar entre nós para redimir esses caras que fazem apologia a tal teologia da prosperidade, eles vão se enlaçarem em sua própria corda. A exploração do conhecimento vai apresentando discernimento de diversas perspectivas, a ciência nós sabemos que vai se multiplicando, e pela percepção que já é notória o amor de muitos se esfriará, devido as muitas doutrinas e ensinamentos que enganosamente prezavam, caírem em descrédito. O que é enganoso, deve cair em descrédito mesmo, mas, quando isso acontece dentro de casa gera uma demanda de remissão aos que estavam enganados.

    ResponderExcluir

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona