19 de ago. de 2013

O pregador da família real holandesa e a verdadeira esperança

O Credo Apostólico diz:
Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém. 
É nisso que, supostamente, toda a Igreja e todos os cristãos crêem. Por séculos esse tem sido um filtro através do qual se vê o que é Cristianismo e o que é outra coisa, completamente diferente. No entanto, não é nada incomum, nos nossos dias, vermos pregadores negando esses pontos básicos da tradição, e não é estranho vermos teólogos das mais variadas denominações e tradições confessando abertamente as suas dificuldades com pontos dos Credos e Confissões da Igreja. Isso não é mais nenhuma novidade.  

Recentemente o princípe Friso, da família real holandesa, irmão do rei, faleceu devido a complicações de um acidente de esqui, ocorrido ainda no começo de 2012, na Austria. Ele passou mais de um ano em coma até que finalmente, no dia 12/08, ele veio a falecer. Toda a família real holandesa é de tradição protestante. Portanto, ele foi enterrado no cemitério da Igreja Reformada Holandesa, e o enterro foi precedido por um culto na Igreja Protestante que foi frequentada por pelo menos 4 gerações da família Oranje-Nassau. Em 1981, no entanto, a ex-rainha Beatrix, com seus marido e filhos, mudaram para Den Haag, e lá começaram a frequentar a Kloosterkerk, cujo pastor era um homem chamado Carel ter Linden (ele foi pastor nessa igreja entre 1983 e 1999), que, como pastor da família casou todos os filhos da Rainha, incluindo o atual rei, Willem Alexander, além de realizar diversos batismos e alguns eventos fúnebres, como o do esposo da ex-rainha, príncipe Claus, e agora o do príncipe Friso.

Uma pequena pesquisa quanto ao pastor ter Linden é que originou esse post, pois o mesmo já era famoso enquanto pregador dos eventos que envolvem a família real, mas se destacou muito mais esse ano ao lançar seu polêmico livro "Wat doe ik hier in GODSNAAM?" (Uma tradução literal seria: O que estou fazendo aqui, em NOME DE DEUS? Mas uma tradução mais próxima do sentido da expressão em holandês seria: Que raios estou fazendo aqui?).

Há muito tempo ele é conhecido por suas polêmicas declarações. Ele já tinha dito que se identificava com o princípe Claus (falecido marido da ex-rainha, não há fontes para falar da espiritualidade dos membros da família real, ou seja, o que importa é a opinião do pastor) que, segundo ele: era alguém que pouco tinha com as instituições eclesiásticas e a religião organizada, um homem religiosa da forma 'pós-moderna', com muitas dúvidas.

Nesse pequeno livro de 164 páginas ele confessa que não crê mais em criação, no céu, na ressurreição de Jesus, na vida após a morte e até mesmo em um Deus pessoal, ou seja, não sobrou muita coisa do Credo Apostólico supracitado (ainda não li o livro, mas como ele mesmo diz isso em diversos outros lugares, creio que seja isso mesmo).

Ele disse, em entrevista, a respeito de seu livro: "Eu me despedi de um certo tipo de Deus. De um Deus que criou o mundo e tudo que nele há, que intervêm na nossa vida, que escondidamente nos guia, que se não for da sua vontade, nada do que  acontece, aconteceria."
Em outra parte disse: "Porque esse mundo existe, porque nós enquanto seres humanos estamos aqui, não posso dizer uma palavra que faça sentido quanto a isso."
Ainda de acordo com ele, a Bíblia  seria um livro maravilhoso, cheio de imperdível sabedoria a respeito da vida, mas de forma alguma literal. Ele diz, por exemplo, que a história da páscoa é um tipo de lenda.

E aqui é que começa a minha dúvida, o que será que esse pastor disse que pudesse ter algum consolo para a família nesse momento tão difícil?

Com alguma pesquisa encontrei alguma coisa. Ele diz: "em um culto em que nos despedimos de alguém querido, nomeio as coisas pelas quais somos gratos a essa pessoa. Nisso a outra pessoa continua vivendo. E se a pessoa da qual nos despedimos confia que verá  a Deus, não tenho a necessidade de negá-lo."

Nesse sentido, o ter Linden é um teólogo liberal clássico, daqueles que negam todas as questões "sobrenaturais" da Bíblia... Para ele a Bíblia tem histórias maravilhosas que tem lições de vida e, para que essas não sejam esquecidas, é necessário que tenhamos pastores e sacerdotes. Deus é o exemplo de amor ao próximo e luta contra a injustiça que nós devemos seguir, e só...
Ele mesmo disse, em outras entrevistas que, depois de sua morte, ele não irá para Deus. Isso porque, para ele, Deus é uma palavra, a qual ele AINDA não soltou... Provavelmente Abraham Kuyper se revira no túmulo sabendo que a reforma que implantou na igreja holandesa ainda não afastou esses tipos dos pulpitos...

O que me enche de tristeza nessa história toda é saber o tipo de ofício funebre a família do princípe teve que ouvir, sem esperança, sem ressurreição, sem estar com Deus, sem Jesus.... Oro a Deus que os console na sua maravilhosa graça e amor, apesar de tipos como esses que ainda ocupam pulpitos de igrejas...

Que diferença do Guilherme de Nassau, do qual a família real é descendente, em cuja tumba está escrito o que essa família precisava ouvir: Expectat Resurectionem. "A espera da ressurreição..."

Se alguém quiser ler mais a respeito e entende holandês:

http://www.eo.nl/beam/leven/item/dominee-in-de-uitverkoop/
http://www.trouw.nl/tr/nl/9650/Prins-Friso-overleden/article/detail/3493364/2013/08/16/Dominee-Carel-ter-Linden-leidt-uitvaartdienst-Friso---wie-is-hij.dhtml
http://www.ad.nl/ad/nl/9664/Ski-ongeluk-prins-Johan-Friso/article/detail/3492846/2013/08/15/Dominee-Ter-Linden-al-30-jaar-steunpilaar-van-de-Oranjes.dhtml
http://nl.wikipedia.org/wiki/Carel_ter_Linden
http://www.eo.nl/geloven/themas/zeker-weten/item/ds-carel-ter-linden-na-mijn-dood-ga-ik-niet-naar-god/
http://www.kerkindenhaag.nl/articles/view/hofpredikant-carel-ter-linden-over-zijn-persoonlijk-geloof-26-feb
http://www.volkskrant.nl/vk/nl/9644/Prins-Johan-Friso-overleden/article/detail/3493546/2013/08/16/Uitvaartdienst-Friso-begonnen.dhtml
http://www.refdag.nl/kerkplein/kerknieuws/hofpredikant_carel_ter_linden_gelooft_niet_langer_in_persoonlijk_god_1_740751
http://marc-las.blogspot.com.br/2013/08/carel-ter-linden-wat-doe-ik-hier-in.html
http://korthof.blogspot.com.br/2013/07/carel-ter-linden-wat-doe-ik-hier-in.html
http://www.vreemdgeluid.nl/2013/algemeen/boek/carel-ter-linden-wat-doe-ik-hier-in-godsnaam/
http://www.vreemdgeluid.nl/2013/vreemdeling/wat-gelooft-carel-ter-linden-nog/
http://rankingthebooks.nl/recensie-carel-ter-linden-wat-doe-ik-hier-in-godsnaam/

Um comentário:

  1. Ótimo texto Tijs. Cada dia mais vamos precisar, não somente combater, mas também proclamar as Verdades Sagradas. Vistas por muitos como fábulas.

    É triste ver que este infeliz "pastor", nega o credo que os holandeses construíram com tanta fé e luta.
    E ver a família real, que descende de corajoso reformado, sucumbir nas mãos deste "lobo".

    Deus o abençoe meu amigo!!!

    ResponderExcluir

"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona