Chegamos agora ao quarto ponto, que é a Chamada eficaz ou graça irresistível. Se você ainda não leu os outros pontos seria bom lê-los antes de começar com este. Para isso, dê uma olhada aqui.
A POSSIBILIDADE DE SE RESISTIR À OBRA DO ESPIRITO SANTO
CONTRASTADA COM A CHAMADA EFICAZ DO ESPÍRITO OU GRAÇA IRRESISTÍVEL
Calvinismo: Além da chamada
externa à salvação, que é feita de modo geral a todos que ouvem o evangelho, o
Espírito Santo estende aos eleitos uma chamada especial interna, a qual
inevitavelmente os traz à salvação. A chamada externa (que é feita
indistintamente a todos) pode ser, e, freqüentemente é, rejeitada; ao passo que
a chamada interna (que é feita somente aos eleitos) não pode ser rejeitada. Ela
sempre resulta na conversão. Por meio desta chamada especial o Espírito atrai
irresistivelmente pecadores a Cristo. Ele não é limitado em Sua obra de
aplicação da salvação pela vontade do homem, nem depende, para o Seu sucesso,
da cooperação humana. O Espírito graciosamente leva o pecador eleito a
cooperar, a crer, a arrepender-se, a vir livre e voluntariamente a Cristo. A
graça de Deus, portanto, é invencível. Nunca deixa de resultar na salvação
daqueles a quem ela é estendida.
D. CHAMADA
EFICAZ DO ESPÍRITO OU GRAÇA IRRESISTÍVEL
Cada membro da
Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - participa e contribui para a salvação
de pecadores. Como já foi mostrado, o Pai, antes da fundação do mundo, escolheu
aqueles que iriam ser salvos e deu-os ao Filho para serem o Seu povo. Na época
oportuna o Filho veio ao mundo e assegurou a redenção desse povo. Mas esses
dois grandes atos - a eleição e a redenção - não completam a obra da salvação,
pois está incluída no plano divino para a recuperação do pecador perdido a obra
renovadora do Espírito Santo, pela qual os benefícios da obediência e da morte
de Cristo são aplicados ao eleito. A doutrina da Graça Irresistível ou Eficaz
está relacionada com essa fase da Salvação. Declarada de modo simples, esta
doutrina afirma que o Espírito Santo nunca falha em trazer à salvação aqueles
pecadores que Ele pessoalmente chama a Cristo. Ele aplica inevitavelmente a
salvação a todo pecador que Ele tencionou salvar, e é Sua intenção salvar todos
os eleitos.
O apelo do evangelho
estende uma chamada à salvação a todo que ouve a mensagem. Ele convida a todos
os homens, sem distinção, a beber da água da vida e viver. Ele promete salvação
a todo que se arrepender e crer. Mas essa chamada geral externa, estendida
igualmente ao eleito e ao não eleito, não trará pecadores a Cristo. Por que?
Porque os homens estão, por natureza, mortos em pecado e debaixo de seu poder.
Eles são, por si mesmos, incapazes de abandonar os seus maus caminhos e se
voltarem a Cristo, para receber misericórdia. Nem podem e nem querem fazer
isso. Consequentemente, o não regenerado não vai responder à chamada do
evangelho para arrepender-se e crer. Nenhuma quantidade de ameaças ou promessas
externas fará um pecador cego, surdo, morto e rebelde se curvar perante Cristo
como Senhor e olhar somente para Ele para a salvação. Tal ato de fé e submissão
é contrário à natureza do homem perdido.
Por isso, o Espírito Santo, para trazer o eleito de
Deus à salvação, estende-lhe uma chamada
especial interna em adição à
chamada externa contida na mensagem do evangelho. Através dessa chamada
especial, o Espírito Santo realiza uma obra de graça no pecador que,
inevitavelmente, o traz à fé em Cristo. A mudança interna operada no pecador
eleito o capacita a entender e crer na verdade espiritual.
No campo espiritual, são
lhe dados olhos para ver e ouvidos para ouvir. O Espírito cria nele um novo
coração e uma nova natureza. Isto é realizado através da regeneração (novo
nascimento), pela qual o pecador é feito filho de Deus e recebe a vida
espiritual. Sua vontade é renovada através desse processo, de forma que o
pecador vem espontaneamente a Cristo por sua própria e livre escolha. Pelo fato
de receber uma nova natureza que o habilita a amar a retidão, e porque sua
mente é iluminada de .forma a habilitá-lo a entender e crer no evangelho, o
pecador renovado (regenerado) volta-se para Cristo, livre e voluntariamente,
como seu Senhor e Salvador. Assim, o pecador que antes estava morto, é atraído
a Cristo pela chamada interna e sobrenatural do Espírito, a qual, através da
regeneração, o vivifica e cria nele a fé e o arrependimento.
Embora a chamada
externa do evangelho possa ser, e freqüentemente é, rejeitada, a chamada
interna e especial do Espírito nunca deixa de produzir a conversão daqueles a
quem ela é feita. Essa chamada especial não é feita a todos os pecadores, mas é
estendida somente aos eleitos. O Espírito não depende em nenhuma maneira da
ajuda ou cooperação do pecador para ter sucesso em Sua obra de trazê-lo a
Cristo. É por essa razão que os calvinistas falam da chamada do Espírito e da
graça de Deus em salvar pecadores como sendo "eficaz",
"invencível" ou "irresistível". A graça que o Espírito
Santo estende ao eleito não pode ser obstada, nem recusada; ela nunca falha em
trazê-lo à verdadeira fé em Cristo.
A doutrina da Graça
Irresistível ou da Vocação Eficaz é apresentada em termos bem claros no
capítulo X da Confissão de Fé de Westminster:
I. Todos aqueles que Deus predestinou para a vida, e só esses, é
ele servido, no tempo por ele determinado e aceito, chamar eficazmente pela sua
palavra e pelo seu Espírito, tirando-os por Jesus Cristo daquele estado de
pecado e morte em que estão por natureza, e transpondo-os para a graça e
salvação. Isto ele o faz, iluminando os seus entendimentos espiritualmente a
fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus
corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando as suas vontades e
determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os
eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo
para isso dispostos pela sua graça.
Ref. João 15:16; At. 13:48; Rom. 8:28-30 e 11:7; Ef. 1:5,10; I Tess.
5:9; 11 Tess. 2:13-14; IICor.3:3,6; Tiago 1:18; I Cor. 2:12; Rom. 5:2; II Tim.
1:9-10; At. 26:18; I Cor. 2:10, 12: Ef. 1:17-18; II Cor. 4:6; Ezeq. 36:26, e
11:19; Deut. 30:6; João 3:5; Gal. 6:15; Tito 3:5; I Ped. 1:23; João 6:44-45;
Sal. 90;3; João 9:3; João6:37; Mat. 11:28; Apoc. 22:17.
II. Esta vocação eficaz é só da livre e especial graça de Deus e
não provem de qualquer coisa prevista no homem; na vocação o homem é
inteiramente passivo, até que, vivificado e renovado pelo Espírito Santo, fica
habilitado a corresponder a ela e a receber a graça nela oferecida e
comunicada.
Ref. II Tim. 1:9; Tito 3:4-5; Rom. 9:11; I Cor. 2:14; Rom. 8:7-9; Ef.
2:5; João 6:37; Ezeq. 36:27; João5:25.
III. As crianças que morrem na infância, sendo eleitas, são
regeneradas e por Cristo salvas, por meio do Espírito, que opera quando, onde e
como quer, Do mesmo modo são salvas todas as outras pessoas incapazes de serem
exteriormente chamadas pelo ministério da palavra.
Ref. Gen. 17:7; Sal. 105:8-10; Ezeq. 16-20-21; Luc. 18:1516; At. 2:39;
Gal. 3:29; João 3:8 e 16:7-8; I João 5: 12; At. 4:12.
IV. Os não eleitos, posto que sejam chamados pelo ministério da
palavra e tenham algumas das operações comuns do Espírito, contudo não se
chegam nunca a Cristo e portanto não podem ser salvos; muito menos poderão ser
salvos por qualquer outro meio os que não professam a religião cristã, por mais
diligentes que sejam em conformar as suas vidas com a luz da natureza e com a
lei da religião que professam; o asseverar e manter que podem é muito
pernicioso e detestável.
Ref. Mat. l3:14-15; At. 28:24; Mat. 22:14; Mat. 13:20-21, e 7:22; Heb.
6:4-5; João 6:64-66, e 8:24; At. 4:12; João 14:6 e 17:3; Ef. 2:12-13; II João
10: l 1; Gal. 1:8; I Cor. 16:22.
Os calvinistas respondem que a graça de Deus não pode ser
obstruída, visto que Sua graça é irresistível. Os Calvinistas não querem
significar com isso que Deus esmaga a vontade obstinada do homem como um
gigantesco rolo compressor! A graça irresistível não está baseada na
onipotência de Deus, ainda que poderia ser assim, se Deus o quisesse, mas está
baseada ,mais no dom da vida, conhecido como regeneração. Desde que todos os
espíritos mortos (= alienados de Deus) são levados a Satanás, o deus dos
mortos, e todos os espíritos vivos (=regenerados) são guiados irresistivelmente
para Deus (o Deus dos vivos), nosso Senhor, simplesmente, dá aos seus
escolhidos o Espírito de Vida. No momento em que Deus age nos eleitos, a
polaridade espiritual deles é mudada: antes estavam mortos em delitos e
pecados, e orientados para Satanás; agora são vivificados em Cristo e
orientados para Deus.
1. Declarações gerais mostrando que a salvação é tanto
obra do Espírito como é do Pai e do Filho:
Rm 8.14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos
de Deus.
I Co 2.10-14 Porque Deus no-las revelou
pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as
profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o
espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as
compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito
do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as
coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não
com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo
Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem
natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura;
e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
I Co 6.11 E tais fostes alguns
de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em
nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
I Co 12.3 Portanto vos quero fazer
compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e
ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo.
II Co 3.6 o qual também nos capacitou
para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a
letra mata, mas o espírito vivifica.
II Co 3.17-18 Ora, o Senhor é o Espírito;
e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto
descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados
de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
I Pe 1.2 eleitos segundo a
presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e
aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
2. Através da regeneração ou novo nascimento, os
pecadores recebem a vida espiritual e são feitos filhos de Deus. A Bíblia
descreve esse processo como uma ressurreição espiritual, uma criação, o
recebimento de um novo coração, etc. A mudança interna, que é operada através
do Espírito Santo, é fruto do poder e da graça de Deus e de forma nenhuma
depende da ajuda do homem para a operação do Espírito ser bem sucedida.
a) Os pecadores,
através da regeneração, são trazidos para o Reino de Deus e feitos Seus filhos.
O autor desse "segundo" nascimento é o Espírito Santo: o instrumento
que Ele usa é a Palavra de Deus:
Jo 1.12-13 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o
poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da
vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
Jo 3.3-8 Respondeu-lhe Jesus: Em
verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o
reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho?
porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus
respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do
Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e
o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito:
Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz;
mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido
do Espírito.
Ti 3.5 não em virtude de obras de
justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou
mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,
I Pe 1.3 Bendito seja o Deus e Pai
de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos
regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os
mortos,
I Pe 1.23 tendo renascido, não de
semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e
permanece.
I Jo 5.4 porque todo o que é nascido
de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
2) Através da obra do
Espírito o pecador morto recebe um novo coração (uma nova natureza) e é levado
a andar na lei de Deus. Em Cristo ele torna-se uma nova criação:
Dt 30.6 Também o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua
descendência, a fim de que ames ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de
toda a tua alma, para que vivas.
Ez 36.26-27 Também vos darei um coração
novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o
coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o
meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas
ordenanças, e as observeis.
Gl 6.15 Pois nem a circuncisão nem
a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
Ef 2.10 Porque somos feitura sua,
criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que
andássemos nelas.
II Co 5.17-18 Pelo que, se alguém está em
Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez
novo. Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por
Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;
c) O Espírito Santo
ergue o pecador de seu estado de morte espiritual e o vivifica:
Jo 5.21 Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o
Filho dá vida a quem ele quer.
Ef 2.1 Ele vos vivificou, estando
vós mortos nos vossos delitos e pecados,
Ef 2.5 estando nós ainda mortos em
nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
Cl
2.13 e a vós, quando estáveis mortos
nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente
com ele, perdoando-nos todos os delitos;
3. Deus torna conhecidos aos Seus escolhidos os
segredos do Reino através da revelação interna e pessoal dada pelo Espírito:
Mt 11.25-27 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu
e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as
revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Todas as
coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho,
senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem
o Filho o quiser revelar.
Lc
10.21 Naquela mesma hora exultou
Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da
terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste
aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
Mt 13.10-11 E chegando-se a ele os
discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes
Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles
não lhes é dado;
Mt
13.16 Mas bem-aventurados os vossos
olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
Lc 8.10 Respondeu ele: A vós é dado
conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas;
para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.
Mt
16.15-17 Mas vós, perguntou-lhes
Jesus, quem dizeis que eu sou? Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o
Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas,
porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
Jo 6.37 Todo o que o Pai me dá virá
a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
Jo 6.44-45 Ninguém pode vir a mim, se
o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está
escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele
que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
Jo
6.64-65 Mas há alguns de vós que não
crêem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem
era o que o havia de entregar. E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode
vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido.
I Co 2.14 Ora, o homem natural não
aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode
entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Ef 1.17-18 para que o Deus de nosso
Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de
revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso
coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as
riquezas da glória da sua herança nos santos,
4. A Fé e o Arrependimento são dons divinos, os quais
são operados na alma através da obra regeneradora do Espírito Santo:
At 5.31 sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a
Israel o arrependimento e remissão de pecados.
At 11.18 Ouvindo eles estas coisas,
apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu
também aos gentios o arrependimento para a vida.
At
13.48 Os gentios, ouvindo isto,
alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam
sido destinados para a vida eterna.
At
16.14 E certa mulher chamada Lídia,
vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e
o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.
At
18.27 Querendo ele passar à Acáia, os
irmãos o animaram e escreveram aos discípulos que o recebessem; e tendo ele
chegado, auxiliou muito aos que pela graça haviam crido.
Ef 2.8-9 Porque pela graça sois
salvos, por meio da fé- e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das
obras, para que ninguém se glorie.
Fl 1.29 pois vos foi concedido, por
amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele,
II Tm 2.25-26 corrigindo com mansidão os
que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para
conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do Diabo (por
quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.
5. O apelo do evangelho estende uma chamada geral
externa à salvação a todos que ouvem a mensagem. Em adição a essa chamada
externa, o Espírito estende uma chamada especial interna aos eleitos e só a
esses. A chamada geral do evangelho pode ser, e geralmente é, rejeitada, mas a
chamada especial do Espírito não pode ser rejeitada. Ela sempre resulta na
conversão daqueles a quem é feita:
Rm 1.6-7 entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo; a
todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça
a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Rm
8.30 e aos que predestinou, a estes
também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou,
a estes também glorificou.
Rm 9.23-24 para que também desse a
conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão
preparou para a glória, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre
os judeus, mas também dentre os gentios?
I Co 1.1-2 Paulo, chamado para ser
apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de
Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem
santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus
Cristo, Senhor deles e nosso:
I Co 1.9 Fiel é Deus, pelo qual
fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
I Co 1.23-31 nós pregamos a Cristo
crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para
os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e
sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a
fraqueza de Deus é mais forte que os homens. Ora, vede, irmãos, a vossa
vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos.
nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas
loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do
mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e
as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que
nenhum mortal se glorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo
Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação,
e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no
Senhor.
Gl 1.15-16 Mas, quando aprouve a Deus,
que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar
seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, não consultei carne
e sangue,
Ef 4.4 Há um só corpo e um só
Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
II Tm 1.9 que nos salvou, e chamou
com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio
propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,
Hb 9.15 E por isso é mediador de um
novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões
cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança
eterna.
Jd 1.1 Judas, servo de Jesus
Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em
Jesus Cristo:
I Pe 1.15 mas, como é santo aquele
que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;
I Pe 2.9 Mas vós sois a geração
eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis
as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
I Pe 5.10 E o Deus de toda a graça,
que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um
pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.
II Pe 1.3 visto como o seu divino
poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento
daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;
Ap 17.14 Estes combaterão contra o
Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos
reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.
6. A aplicação da salvação é toda pela graça e só é
realizada através do infinito poder de Deus:
Is 55.11 assim será a palavra que
sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz,
e prosperará naquilo para que a enviei.
Jo 3.27 Respondeu João: O homem não pode receber
coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
Jo 17.2 assim como lhe deste autoridade sobre toda a
carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado.
Rm 9.16 Assim, pois, isto não depende do que quer,
nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia.
I Co 3.6-7 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o
crescimento. De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas
Deus, que dá o crescimento.
I Co 4.7 Pois, quem te diferença? E que tens tu que
não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o
houveras recebido?
Fl 2.12-13 De sorte que, meus amados, do modo como
sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na
minha ausência, efetuai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o
que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Tg 1.18 Segundo a sua própria
vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que
primícias das suas criaturas.
I Jo 5.20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus,
e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos
naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o
verdadeiro Deus e a vida eterna.
_____________________________________________________________________
Outros Recursos:
http://www.youtube.com/watch?v=Sy0e8Ok53S0 – John Piper sobre Depravação Total e Graça Irresistível
http://www.youtube.com/watch?v=AjxJdjFmh2M – John Piper sobre Eleição Incondicional
http://www.igrejaesperanca.org.br/podcast/series/3-os-canones-de-dort - Pr. Guilherme de Carvalho explica os 5 pontos.
Para elaborar esse estudo usei amplamente os livros: TULIP – Os cinco pontos do Calvinismo à Luz das Escrituras (Editora Parakletos) de Duane Edward Spencer (pode ser encontrado aqui), e Os Cinco Pontos do Calvinismo (Tradução livre e adaptada do livro The Five Points of Calvinism - Defined, Defended, Documented, de David N. Steele e Curtis C. Thomas, Partes I e II, [Presbyterian & Reformed Publishing Co, Phillipsburg, NJ, USA.], feita por João Alves dos Santos) (o segundo pode ser encontrado aqui)
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"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona